logo

Microserviços simples AspNet, Azure Web Apps e Api Apps

29/03/2017 - 7:00 PM - 9:00 PM

19:15 - 20:15 - Microserviços simples AspNet, Azure Web Apps e Api Apps

A arquitetura de Microserviços pode ser bastante eficiente dependendo do tamanho de sua equipe e o contexto de sua aplicação. Nesta conversa, vamos ver como criar serviços independentes e conectados de forma rápida e utilizando somente tecnologias que você já conhece no mundo .net.

A ideia é mostrar direto ao ponto como montar uma arquitetura de microserviços usando somente asp.net, web.api e deploy automático no Azure, sem o uso de qualquer ferramenta externa como docker, nginx, etc., simplificando a entrada dos desenvolvedores no mundo de microserviços.

Palestrante:

André Carlucci é co-fundador da Way2 Tecnologia, Microsoft Most Valuable Professional, Intel Innovator, Intel Black Belt Software Developer e organizador do DotNetFloripa. Tem 15 anos de experiência trabalhando em grandes projetos de TI no Brasil e na Europa. Atualmente está focado em arquitetura de software, desenvolvimento ágil, IoT e projetos open-source.

20:15- 20:30

Intervalo com coffee-break patrocidado pela Way2 :)

20:30 - 21:00 - Discussões sobre o tema e networking

logo

DotNetFloripa - Novembro

24/11/2016 - 7:00 PM - 10:00 PM

Azure Stream Analytics em Tempo Real


Nesta palestra Renato Haddad mostrará como trabalhar com dados de telemetria em tempo real, sendo que tais dados podem vir de uma aplicação, de um dispositivo IoT, do Azure, etc. O front-end será mostrado no Power BI através de gráficos e indicadores em tempo real. Sabia o que é preciso e quais cenários o ASA se aplica.

logo

DotNetFloripa - Outubro

19/10/2016 - 7:00 PM - 10:00 PM

19:15 - 20:15

Palestra: DDD + CQRS + ES

No nosso último encontro, discutimos bastante sobre como lidar com os dados da nossa aplicação em um cenário de micro serviços. Diversas opções foram apresentadas e, nessa palestra, vou apresentar Event Sourcing como uma das possíveis soluções. A proposta do Event sourcing é de sempre derivar o estado da sua aplicação de uma lista de modificações ao invés de manter somente o estado atual (ou estados, no caso de micro serviços). O exemplo mais simples é o extrato da sua conta bancária. Cada linha do extrato é uma modificação. A partir dessa lista de modificações, você consegue calcular o total disponível. Nessa analogia, cada linha do extrato é um evento e o total da conta é uma projeção. Muito confuso? Aparece na palestra que vou explicar melhor!

20:15- 20:30

Intervalo com coffee-break patrocidado pela Way2 :)

20:30-21:00

Continuação da palestra e discussão sobre o assunto

logo

DotNetFloripa - Setembro

21/09/2016 - 7:00 PM - 10:00 PM

19:15 - 20:00

Palestra: Soluções Escaláveis Baseadas em Microserviços e recursos PaaS no Azure


Microserviços vem ganhando cada vez mais visibilidade entre as empresas que produzem software por vários motivos: possibilida a quebra de situações complexas em partes menores, permite com que partes do software possam ser escaladas individualmente, facilita a manutenção e permite com que um software possa ser escrito com diferentes tecnologias. O Azure (plataforma de nuvem da Microsoft) oferece suporte em diferentes frentes para aplicações desenvolvidas com base em microservicos. Nesta palestra navegaremos por este cenário.

Palestrante: Fabricio Lopes Sanchez has more than fifteen years of experience with software development, distributed applications, cloud architecture and teams management. He has a degree in Computer Science and is Master in Electrical Engineering by University of São Paulo.He is a former ASP.NET/IIS MVP (Most Valuable Professional) named by Microsoft in January 2012. He worked as a university professor in technology undergraduate courses for six years. He worked as web solutions architect for seven years. He was product specialist (Microsoft Azure) in Microsoft Brazil for a 1 year, where he worked on large projects using cloud computing platform of company. He was CEO of Conio Soluções em Tecnologia for three years.Currently he works how Senior Technical Evangelist at Microsoft.


20:00- 20:30 Intervalo com lanches do Subway! Patrocinados pela Microsoft :)

20:30-21:00 Discussão com todos e Networking

logo

DotNetFloripa - Agosto

30/08/2016 - 7:00 PM - 10:00 PM

Segue nossa programação de Agosto!

19:00 - WebJob interligado com Azure Storage (usando message queues)


O Azure Storage da Microsoft é um serviço que possibilita o armazenamento de informações baseadas em arquivos diversos (Files), arquivos binários (Blobs), tabelas (Tables) e trocas de mensagens (Queue).Nosso foco será armazenar um dado dentro de uma tabela do Storage (ver suas características de armazenamento) e enviar uma mensagem (Queue) para o Storage disparando um evento para que um WebJob colete a informação e a processe.


Palestrante: Alex Tochetto

---

Intervalo com Coffee-Break :)


Discussão sobre as possibilidades dos cenários no Azure

logo

BOT Framework e .NET Platform Standard

27/04/2016 - 7:00 PM - 10:00 PM

O que é o BOT Framework ?

A Microsoft através dos serviços cognitivos criou o BOT Framework, um SDK que permite criar aplicações usando linguagem natural para interagir com usuários através de conectores como Skype, SMS, Email, Slack, etc. Saiba como usar o LUIS (Language Understanding Intelligent Service) pra treinar com o Machine Learning as expressões que irão interagir com o usuário. Nesta palestra mostraremos como criar um projeto em C#, fazer deploy no Azure, usar o LUIS para treinar expressões e como conectar aos aplicativos.

.NET Platform Standard Explained

A plataforma .NET mudou muito nos últimos tempos e seu desenvolvimento rápido gerou muita confusão com seus acrônimos e partes móveis. Qual é o moniker que você tem que usar quando cria uma nova class library? Qual a diferença entre net46, dnx core, net core, netstandard, etc? Onde as Portable Class Libraries (ou PCLs) se encaixam nisso tudo? Elas ainda fazem sentido?
Venha tirar suas dúvidas sobre as mudanças em nossa plataforma e de quebra conhecer a visão da Microsoft sobre o futuro do ASP.NET.

19:15 - O que é o BOT Framework ?

20:15 - Coffee-Break

20:30 - .NET Platform Standard Explained

logo

Conheça tudo sobre Application Insights

22/02/2016 - 7:00 PM - 9:30 PM

Conheça tudo sobre Application Insights!

19:15   - Application Insights com Microsoft Azure

20:15 - Coffee-Break

20:30 - Repensando o front-end com React

logo

Explore relatórios com o Power BI e Microservices com Azure Service Fabric

25/11/2015 - 7:00 PM - 9:30 PM

Venha conhecer os novos lançamentos da Microsoft na área de relatórios (Power BI) e Microservices (Azure Service Fabric).

19:15   - Explore relatórios com o Power BI

20:15 - Coffee-Break

20:30 - Microservices é simples com Azure Service Fabric

logo

Test Driven Development, como começar

30/09/2015 - 7:00 PM - 10:00 PM

Desenvolvimento orientado a testes é um processo evolucionário em que o desenvolvedor escreve primeiro os testes e depois o código de produção. É uma técnica de programação que visa acima de tudo qualidade e redução de bugs nas aplicações, fazendo o programador pensar primeiro do design da aplicação e depois em seu código funcional. Venha conhecer técnicas, frameworks e ver na prática como escrever testes de unidade tornando suas aplicações mais confiáveis e fáceis de manter.

19:15   - Introdução ao TDD

20:15 - Coffee-Break

20:30 - Discussão e troca de experiências

logo

ASP.NET 5 e Angular 2 com Testes de Unidade, no Linux e sem Visual Studio :)

26/08/2015 - 7:00 PM - 10:00 PM

Nessa palestra será apresentado o fluxo de criação de um web app, indo da criação dos serviços em ASP.NET 5 até a interação com cliente utilizando Angular 2 e testes com Jasmine.

logo

Mob Programming com C# 6, TDD e muito Refactoring!

16/07/2015 - 7:00 PM - 9:30 PM

Save the date!

Colocando em prática o que falamos na última reunião, esta quinta vamos falar um pouco de C# e na sequência começamos nosso Mob Programming!

logo

C# no mundo Android com Xamarin

16/06/2015 - 7:00 PM - 9:00 PM

Palestras

19:00 - 20:00 - C# no mundo Android com Xamarin

Marco A. (Ghostman)

Venha conhecer como fazer um app para android usando C# e Xamarin. Onde fazer download e os tipos de licença. Vamos inserir um dado no banco de dados SQLite3, consultar e mandar para um nova tela (transporte de valores de uma tela a outra). Pegar este projeto feito em VS2013, abrir no Xamarin Studio para mostrar a compatibilidade entre os dois.

20:00 - 20:15  - Coffee-break e networking

20:30 - 21:15 - Discussão sobre desenvolvimento mobile. Acertos, erros e lições aprendidas com todos os presentes.